quarta-feira, 21 de novembro de 2012

21 de Novembro – Dia Mundial da Saudação



O dia Mundial da Saudação é um dia nobre e de grande motivação. Foi celebrado pela primeira vez em 1973. Os antecedentes a este dia começaram em 1967 com a guerra dos seis dias (ocupação da Península do Sinai, da Faixa de Gaza e dos Montes Golan por parte de Israel). Em Outubro de 1973, uma coligação entre Síria e o Egipto lançou um duplo ataque às linhas israelitas, atacando no Sinai e nos Montes Golan, dando origem àQuarta Guerra Israelo-Árabe.
Foi justamente enquanto se travava esta guerra (mais uma) no Médio Oriente, que dois professores norte-americanos, Brian McCormack (Universidade do Arizona) e Michael McCormack (Universidade de Harvard), decidiram instituir o World Hello Day.
O dia tem como finalidade, cumprimentar 10 pessoas e através deste gesto, podemos demonstrar a importância do contacto entre as pessoas como forma de preservar a paz no Mundo em vez da força.
Este dia é celebrado em todo o Mundo, por pessoas de 180 países diferentes. É um dia essencialmente para apelar à paz. Existem sites na Internet onde é possível enviar cartões do World Hello Day.

Como cada país e cada cultura tem gestos e costumes que lhe são próprios, segue-se a interpretação de alguns desses gestos e costumes.

Na Índia e na Tailândia, por exemplo, não se aperta a mão; a saudação é feita juntando as mãos à altura do peito e fazendo uma leve vénia.

Se um maori, da Nova Zelândia, cumprimentar uma pessoa vai pressionar o nariz dela com força contra o seu, trocando com ela a «respiração da vida»...A este cumprimento dá-se o nome de «hongi».

Se for um esquimó (ou inuit), a saudação chama-se «kunik» e passa por encostar o nariz e o lábio superior na bochecha ou testa da outra pessoa. Mas só se pratica quando as pessoas se conhecem bem ou são da mesma família.Sabias que o famoso «beijo de esquimó» é uma adaptação moderna do «kunik»? Neste caso, esfregam-se os narizes um no outro.

Nos países islâmicos, a saudação é feita levando a mão direita ao coração, depois à testa e depois acima da cabeça. Acompanha-se este gesto dizendo «salaam aleikum» (a paz esteja contigo), ao que o outro responde: «aleikum salaam». Reparem na expressão «salaam aleikum», já ouviram com certeza falar em «salamaleques»

Já os japoneses e os chineses cumprimentam-se fazendo uma vénia, tão maior quanto seja o respeito devido ao outro.

Na Indonésia e na Tailândia não se devem mostrar gestos de afecto em público.

Na Rússia, os homens beijam-se na boca para se cumprimentarem.

Em Itália, se a relação for próxima, de família ou amizade, os homens cumprimentam-se beijando-se, mas nas bochechas...

Em França, se as pessoas se cumprimentarem beijando-se, dão quatro beijos, ou apenas três ou dois. Um só é que não.

Também na Holanda há muitos beijos: quando se comprimentam as pessoas também dão três beijos nas bochechas. Quando não se conhecem dão um aperto de mão.

Já na Alemanha e na Áustria, nada de beijinhos ao cumprimentar alguém! Só um aperto de mão... E chega.
Se conhece outras formas de saudação, deixe o seu comentário.

1 comentários: